A implantação geográfica e as características arquitetónicas do edifício amplificam a ligação à paisagem circundante e de fuga à realidade: o Douro41, construído em pedra de xisto e vidro, num sistema de escarpa que se alonga quase até ao rio, teve por base uma série de preocupações ambientais e de coerência com o meio envolvente. Aqui a construção humana não choca, é sim um elemento de conjugação com o rio e com as montanhas que a circundam – exemplo disso são as duas piscinas exteriores, ambas infinitas, onde quase nos sentimos parte da paisagem.
A envolvente natural é uma constante no Octant Douro: devido às várias varandas, pátios e enormes paredes em vidro, qualquer área do hotel enche-se de montanha, de rio, ou de ambos.
Também a decoração dos diversos espaços, – tanto exteriores como interiores – da autoria de Cristina Jorge Carvalho, acentua a sensação de estarmos a ser inundados pela natureza. Uma escolha onde prevalecem elementos de design Mid Century Modern, abrindo cada uma das áreas do hotel para o exterior (em concordância com as características deste estilo, tal como o atelier do Le Corbusier o concebeu na década de 20 do século XX), reinterpretados para dar ao espaço uma sensação de conforto e calor.
A modernidade do espaço é um dos pontos diferenciadores do Octant Douro: não estamos numa quinta oitocentista nem nas rotas mais turísticas, como é habitual na região. Estamos sim num hotel que é uma peça artística a dialogar permanentemente com o rio e com o vale e é nesse diálogo que o conceito do hotel se desenvolve: um espaço sofisticado mas minimalista, atento a todos os detalhes e a todas as necessidades de quem o visita mas totalmente em comunhão com o local onde se insere.
Aqui é fácil esquecermo-nos da realidade, da passagem do tempo e de tudo o que fica para lá das curvas do rio – só de vez em quando, à passagem de um barco de cruzeiro, nos voltamos a lembrar que há mais mundo para além deste.
E foi estando conscientes deste efeito avassalador que a envolvente tem, que se procurou melhorar toda a zona de Spa (que inclui várias salas de tratamento, sauna, banho turco, duche sensações e uma piscina interior aquecida e que tem vista panorâmica para o Douro). E dessa necessidade surgiu a parceria com a conceituada marca irlandesa Moss Of The Isles, cuja linha de produtos pretende simultaneamente celebrar a ligação com a natureza enquanto se revitaliza o corpo e a alma.